'

Os 3 príncipios

Yu, Won e Wa

 

Yu água

YU (Água) – Penetração total na defesa do oponente de forma flexível e adaptável. A água simboliza muitas coisas na Coréia. Uma delas é a adaptabilidade. A água nunca luta contra qualquer obstáculo que encontra. Se ela não pode vencer o contato, não há conflito. Ela nunca perde a forma. O homem deve aprender a se adaptar da mesma maneira se quiser sobreviver às discórdias enfrentadas ao longo da vida. Como bem coloca o dito popular: “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”. A não resistência da água lhe torna poderosíssima, capaz de se adaptar a qualquer circunstância. Se colocada em um copo, ela assume a forma de um copo; se colocada em uma garrafa, idem. Tente segurá-la e ela fluirá por entre seus dedos. O HAPKIDOísta deve desenvolver a virtude da adaptabilidade e fluidez.

Won Círculo

WON (Círculo) – Utilizar e desviar a força do oponente através das ações circulares. Seu princípio de movimentação natural e contínua simboliza na própria trajetória do praticante que objetiva a progressão em seus treinamentos retornando sempre às origens. Simbolicamente quando ele atinge seu objetivo, a faixa preta, deverá retornar ao mesmo ponto de partida (reinício), porém desta vez com mais conhecimento e experiência. Agora o aluno tende a formar novos círculos, porém menores, como espirais direcionadas, não para frente, mas para o alto. O Círculo é um principio universal, pois retrata o caminho que retorna ao seu próprio início. Não se trata de alcançar o fim, mas de caminhar sempre em direção aos seus objetivos, mais sábio e experiente hoje do que ontem. Tudo é arredondado no corpo: as pontas dos dedos, o nariz, joelhos, etc. Os movimentos de defesa pessoal do HAPKIDO devem ser circulares, semelhantes às forças centrífuga e centrípeta das Leis da Física, na intenção de redirecionar a energia do oponente.

Wa Harmonia

WA (Harmonia) – Não resistência, o sentir e absorver. Não se opor à força do oponente, mas sim, aproveitá-la. Nos treinos de HAPKIDO deve existir uma combinação simultânea de mente, corpo, situação e técnica. A harmonia é o elemento principal desse treinamento. Adquirindo harmonia consigo mesmo é possível harmonizar-se com o adversário. Harmonizar-se com a situação é o próximo passo. A tarefa final é combinar a harmonia desenvolvida em si próprio ao oponente e à sua técnica. Harmonia: harmonizar-se com o ambiente, com o oponente, e principalmente consigo mesmo é o objetivo fundamental do HAPKIDOÍSTA. O domínio das emoções, a disciplina diante dos obstáculos e concatenar as idéias nos momentos difíceis são princípios que o HAPKIDOísta deve buscar atingir.

Won – Representa O caminho a ser percorrido pelo HAPKIDOísta em seu treinamento. O fim é sempre o começo.
Yu – Representa a adaptabilidade do HAPKIDOísta nas mais diversas situações.
Wa – Representa a harmonia entre mente, corpo, situação e técnica na absorção de tudo que o rodeia.

Estas três teorias devem ser explicadas e demonstradas durante o treinamento. O instrutor deve compreender verdadeiramente as funções e a essência do HAPKIDO, não somente a estrutura, mas todos os seus conceitos, princípios e atributos técnicos a respeito da arte marcial.