'

O que é o Hapkido?

O que é Hap Ki Do?

kanji

Antes de explicar o que é o Hapkido, deve-se compreender o significado da palavra propriamente dita: “Hap” significa união; “Ki” significa energia interior; e “Do” significa caminho. “HapKiDo” é o caminho da união da força (energia) interior.

O Hapkido é uma arte marcial de defesa pessoal coreana. Surgiu com influência de vários estilos de lutas chinesa, japonesa e coreana, o que explica sua variedade de movimentos. O Hapkido utiliza-se de uma grande variedade de técnicas, desde chutes baixos à altura da canela até chutes aéreos; socos, arremessos, luta no solo, defesa de armas brancas e armas de fogo, torções nas articulações, imobilizações e acrobacias. Alguns estilos priorizam os movimentos suaves e circulares, enquanto outros voltam-se para os golpes mais duros, secos e diretos.

hangu

Numa época passada, o país que hoje conhecemos por Coréia, era dividido em três reinos: Silla, Koguryo e Paekche. Dentro dos conflitos decorrentes entre eles, todos tinham em comum a prática das Artes Marciais, utilizadas não só pelo exercício físico dos monges, mas para que determinados povos lutassem por seus objetivos. Essa filosofia e treinamento marcial mantiveram-se, com o passar do tempo, até os dias de hoje, sofrendo grande influência de países vizinhos como China e Japão.

Mapa Coreia do Sul

Origens

A arte do Hapkido tem suas origens a partir do interesse de Yong-Sool Choi (1904 – 1986), ainda em sua infância, pela luta. Durante 30 anos, o Grão-Mestre praticou o Daito-Ryu Aiki-Jutsu no Japão, arte de Sokaku Takeda (1860-1943).

 

takeda

Dois anos após retornar à Coréia, em 1947, deu início ao processo de aprendizado da arte de Takeda e ao seu desenvolvimento, acrescentando chutes e técnicas com armas ao seu estilo. Inicialmente, chamou a sua arte de Yoo Sool e depois de Yoo Kwon Sool representando às suas novas atribuições.

E os seus discípulos, Han-Jae Ji (1936) adquiriu seus ensinamentos e prosseguiu seu desenvolvimento como um dos maiores divulgadores da arte do Hapkido. Ji iniciou seus treinamentos com Choi aos 13 anos, em 1949.

han

Ao completar 18 anos, iniciou sua trajetória de novos conhecimentos. Ao treinar com um homem ao qual se referia como Taoist Lee, adquiriu ensinamentos em vários métodos de medição e de utilizações do Jang-Bong (bastão longo), do Dan-Bong (bastão curto), e do chute coreano Taek-Kyun. Sua história ainda faz referência às lições que teve com uma monja, durante cinco anos, em técnicas mentais.

Tais habilidades possibilitaram a formulação de um estilo próprio de arte marcial, estilo ao qual deu origem ao que conhecemos hoje como Hapkido. Sua denominação foi escolhida e usada a partir de 1959.