'

Logotipo

Logotipo da Equipe Jik Bu Kwan

LogotipoHapkido Jik Bu Kwan – Nome registrado da equipe. Juntamente com seu logotipo, marca também registrada, não podem ser utilizados sem autorização.

Forma de Círculo – Simboliza o princípio de continuidade da filosofia marcial e todo o conteúdo das teorias universais do Hapkido.

Branco, Preto, Azul e Vermelho: as Cores ao Fundo
– Simbolizam a Coréia, pátria-mãe do Hapkido, acompanhada de todo o significado e a simbologia do equilíbrio que as cores possuem na cultura coreana (Taengul).

O Ninja – Seu significado, “Guerreiro que esconde sua presença”, compreendia a denominação de uma casta de guerreiros conhecidos e temidos por guardar o conhecimento de inúmeras técnicas secretas, tanto com armas quanto em combates corpo-a-corpo. Em nossa cultura, a palavra ninja é utilizada como jargão, denotando uma pessoa com destreza para a luta e realização de proezas. Buscou-se uma imagem que acompanhe a ampla diversificação e quantidade de técnicas letais e acrobacias realizadas no HAPKIDO JIK BU KWAN.

Posicionamento – Sua posição de braços abertos e joelho à frente do corpo demonstra a absorção de todos os conhecimentos com cautela (braços abertos) e sabedoria (joelhos à frente, como proteção), ou ainda, a suavidade, tranquilidade e prontidão para qualquer que seja a necessidade do próximo movimento.

Jik Bu Kwan – A nome da nossa família marcial proveniente da tradução para o coreano do professor que apoiou o Mestre Flávio em seus primeiros anos de treino: Jik é o mesmo que honrado, honesto, leal e digno; Bu significa homem ou candidato; e Kwan é a traduzido como escola, família ou clã.

Ideogramas (em Kanji) – Hapkido ao lado esquerdo do logo e Jik Bu Kwan do lado direito.

 

O Hapkido

Os ideogramas que representam o Hapkido podem ser lidos de diferentes maneiras: caminho para a união da energia interior, caminho da coordenação da energia ou caminho para a harmonia da energia.
HKD

O Hap é traduzido como união, coordenação, harmonia entre outros sinônimos com a ideia de estabelecer uma junção entre os elementos para um fim em comum. O símbolo assemelha-se a uma “casa” nos moldes universais.

Já o Ki é tratado como “energia interior” em quase todas as suas leituras. Em uma das formas em que se interpreta o ideograma, sua parte superior seria o “vapor”, seu traço mais forte seria uma “panela” e, em seu interior estaria o “arroz”. Este conjunto de símbolos, essa panela cozinhando o arroz, é lido como a transformação do alimento em energia, da qual precisamos para ter força e da qual dependemos para viver.

O Do que podemos observar ao final de muitas denominações de artes marciais, é lido como caminho. No entanto, não se trata de um caminho como conhecemos no ocidente, que sai de um ponto e possui um objetivo final, que sai de um lugar em direção a outro. Para o oriental, o caminho simboliza a experiência que adquirimos durante uma jornada que não necessariamente possui um começo e um fim. O ideograma em si está composto por um “barco”, uma “pessoa” e seu “universo e energias opostas” que juntos formam a ideia de se estar seguindo um fluxo, uma trajetória, construindo seu universo através das energias escolhidas para empurrar este barco ao longo desta viagem.

O Jik Bu Kwan

O Jik Bu Kwan que representa o nome desta associação é lido como “escola de homens honrados”.

JBK

O Jik representa honra, honestidade, o homem correto, entre outras leituras. O ideograma mostra o algarismo “10” e logo abaixo um “olho ou olhar”, que

simbolizam a visão de dez pessoas enxergando a mesma coisa ao olharem juntas para algo.

O Bu é traduzido com homem, cândida, pessoa ou marido. Este símbolo logo abaixo do anterior pode ser interpretado como aquele que é visto pelas pessoas sempre da mesma maneira, sempre o mesmo; ou seja, o homem que, independente da ocasião sempre será visto como um homem correto, honesto, honrado por qualquer que seja a pessoa.

O Kwan, por sua vez, simboliza a escola, instituição, associação. O Kanji é interpretado como se fossem “dois prédios” mostrando uma organização estruturada e desenvolvida para algum fim, com um objetivo.