'

Iniciante

Filosofia – é o momento do praticante construir um sólido alicerce capaz de suportar a construção de paredes firmes, altas e resistentes. Período de adquirir o conhecimento do primeiro princípio do Hapkido: YU (Água), variabilidade, flexibilidade e mudança através da quantidade de técnicas e conceitos.

Treinamento – desenvolvimento dos golpes básicos que priorizam o conhecimento do próprio corpo; ensinamentos importantíssimos para a base de construção dos golpes nos níveis superiores.

Teoria –
 tem-se a preocupação e o cuidado de aproximar o iniciante aos princípios da arte marcial e da filosofia Jik Bu Kwan na intenção de desenvolver o entendimento e o gosto do praticante pelo treino. Os princípios de respeito, hierarquia, postura e amizade são salientados nesse período.

Conduta – 
busca-se a reprodução do que está sendo passado, bem como a reflexão a respeito da importância e da necessidade do treinamento, desenvolvendo o interesse e a dedicação. O praticante deve treinar o máximo possível com alunos graduados capazes de supervisionar e oferecer algumas orientações em relação às técnicas passadas e tarefas feitas.

10º gub – faixa branca

Faixa Branca
O aluno inicia a prática priorizando o condicionamento físico, o conhecimento de técnicas básicas, o reconhecimento da força, a conduta dentro e fora do tatame, os comandos básicos e a noção de hierarquia.

9º gub – Faixa Amarela

Faixa Amarela
Em continuidade à construção do alicerce, as técnicas básicas passam a ser desenvolvidas de forma mais elaborada. Valores como perseverança, humildade e respeito são enfatizados nesse período.

8º gub – Faixa Amarela ponta Verde

Faixa Amarela ponta Verde
Fase de aprimoramento total das técnicas de iniciante. O objetivo está em unir as técnicas das faixas anteriores e aperfeiçoá-las. Dá-se início aos ensinamentos a respeito das ações que compõem a rotina das aulas. Busca-se despertar uma reflexão sobre a importância da arte do Hapkido.

RRENG-Í – (CONDUTA) NÍVEL BÁSICO – 10º ao 8º Gub

1. Participação de no mínimo 75% de:
a) Treinos;
b) Eventos.

2. Adquirir condicionamento físico pleno.

3. Buscar todo conhecimento possível:
a) Hapkido;
b) Kwan;
c) Três (3) pilares: princípios do Hapkido, Níveis do estilo, Caminhos e Critérios de avaliação;
d) Conhecer o Código de Honra do Kwan;
e) Comandos.

4. Apreender e executar as tarefas destinadas a sua graduação, como limpar e organizar o tatame, disciplina e respeito para com o Mestre ou Professores e postura perante tudo o que envolve a arte.

5. Entender o Código de Conduta da Kwan.