'

Avançado

Filosofia – Com o alicerce e paredes fortes, faz-se necessário agora cobrir o castelo, buscando a melhor escolha para proteger o que se construiu, já que uma infiltração poderá derrubar tudo o que já foi feito. O terceiro princípio do Hapkido (WA (Harmonia)) é fundamental neste nível: é a consolidação de tudo. Entendê-lo e colocá-lo em prática é a única maneira de dar prosseguimento ao treinamento. A utilização da técnica está ligada diretamente com a teoria, que leva uma conduta correta. O aluno foi aceito como discípulo; resta, agora, a prova de que ele realmente se tornou um.

Treinamento – significará o entendimento total das técnicas e conhecimentos dos dois níveis anteriores, assim terá que ter adquirido consciência corporal para alcançar a plena execução das técnicas. A forma que conduzirá os seus treinamentos é super importante para sua evolução.

Teoria – elevação da busca de conhecimento, sem descanso. Momento de buscar as curiosidades de entendimento de toda a prática que já foi executada e do que está sendo treinado e apreendido; compreensão e questionamentos de como o treinamento, a teoria e a conduta estão ligados e, principalmente, a necessidade de um treinamento mais próximo ao Mestre. Momento de busca interior das respostas e principalmente de uma autoavaliação constante e sincera.

Conduta – Envolvimento total com a Escola, com o Mestre e seus colegas. Suas atitudes devem ter uma coerência com o Código de Honra e com a postura digna de um artista marcial. O desenvolvimento do aluno é medido e notado pela sua entrega ao ensinamento; seu comprometimento em prol da evolução do KWAN é total e absoluto; a entrega a uma conduta íntegra e correta é constante. O professor agora se mantém como observador: espera o momento do feedback, tanto na relação aluno-professor, quanto vice-versa. Atenta-se ao raciocínio do aluno a cada técnica e/ou conceito que lhe é proposto, para analisar a capacidade de detectar o erro e procurar soluções.

 4º gub –Faixa Azul ponta Vermelha

Faixa Azul ponta Vermelha
Estágio em que o aluno precisa ter desenvolvido as técnicas básicas e intermediárias e conquistado um conhecimento corporal para vencer os próximos níveis, que passam a exigir o seu máximo. Analisar e encontrar o que são pontos importantes, em ordem, para cada golpe.

3º gub – Faixa Vermelha

Faixa Vermelha
O inicio de técnicas que exigem o corpo ao extremo, além dos conhecimentos filosófico e teórico em maior intensidade. Início do processo de compreensão do outro, de suas ações e reações automatizadas, assim como os diferentes padrões psicológicos existentes.

2º gub – Faixa Vermelha, 1 Ponta Preta

Faixa Vermelha, 1 Ponta Preta

São desenvolvidas técnicas acrobáticas tanto de ataque e defesa, comprovando o domínio do corpo estruturado nas faixas anteriores. Trabalho da utilização do KI (energia interior) na realização das tarefas.

1º gub – Faixa Vermelha, 2 Pontas Pretas

Faixa Vermelha, 2 Ponta Preta
O candidato à faixa preta deve provar que assimilou tudo o que aprendeu no decorrer dos anos de treino com perfeição, desde técnicas (básica, intermediária e avançada) a teorias. Deve provar a si mesmo e ao Mestre que conseguiu atingir o estágio de maturação e que está preparado para enfrentar um novo recomeço em que será exigido muito mais responsabilidade, perseverança e domínio do Código de Honra.

1º Dan – Faixa Preta

Faixa Preta
Início de um novo caminho para o aprimoramento do conhecimento em meio às teorias universais do Hapkido e à filosofia marcial. Processo de aprendizado de todo o conhecimento secreto e único do estilo Jik Bu Kwan. Agora com as habilidades corporais desenvolvidas, começa o estudo de armas e seus desdobramentos.

RRENG-Í – (CONDUTA) NÍVEL AVANÇADO – 4º ou 1º Gub e todos os Dan

1. Participar no mínimo de 90% das atividades do Kwan:
a) Treinos;
b) Eventos;
c) Proposta, Projetos e Calendários.

2. Você não faz mais parte do Kwan: o Kwan é que existe em você! 
a) Não é apenas mais um aluno. É um espelho do Hapkido e do que o treinamento no Jik Bu Kwan significa.

3. Responsabilidade de zelo pelo nome do Hapkido, Escola e o Mestre
a) Receber os alunos novos: passar o conteúdo a ele na 1ª aula, além de entregar a ficha e o regulamento da Escola, caso ele vá treinar;
b) É responsável pela organização e limpeza do Dojan;
c) Tem a obrigação de saber como funciona os eventos e organizá-los.

4. Momento de dar o exemplo dentro e fora do Dojan em todos os sentidos. Provar ser merecedor da Graduação que ocupa:
a) Ser superior tecnicamente em comparação com todos os níveis abaixo da sua graduação;
b) Domínio total das técnicas do Nível Básico e Nível Intermediário;
c) Ter o conhecimento sobre tudo que envolve o Hapkido e o Kwan;
d) Mostrar a postura para representar bem o Kwan e o Mestre.