'

Filosofia

 

FILOSOFIA JIK BU KWAN

Como já sabemos, o Hapkido possui filosofia própria,  desenvolvida pelos seus fundadores com o passar dos anos. Temos, no entanto, promovido uma outra forma de considerar essa filosofia marcial. O HAPKIDO JIK BU KWAN trabalha na tentativa de mesclar os ensinamentos milenares das Artes Marciais Orientais com a sabedoria adquirida da cultura Ocidental, visando o alcance de uma arte consistente, não apenas em técnicas, mas também em comportamentos que regem a simples e boa conduta.

A tentativa de toda Arte é desenvolver tanto o Interior como o Exterior dos seus praticantes, através de suas técnicas, princípios e valores. O HAPKIDO JIK BU KWAN não foge à regra, mas utiliza ainda os princípios da Água, do Circulo e da Harmonia para complementar o conhecimento com outras fundamentações. Por meio das técnicas, das teorias universais do Hapkido Tradicional e principalmente do CÓDIGO DE HONRA do HAPKIDO JIK BU KWAN, valores de conduta são passados e trabalhados cotidianamente. Busca-se a ampliação do senso crítico e do discernimento para a utilização desses conhecimentos com ética e sabedoria.

O praticante desenvolve, no decorrer de anos de treinamento e prática do HAPKIDO JIK BU KWAN, uma conduta acompanhada de ética, moral, pluralismo, zelo, senso de justiça, perseverança, humildade, respeito e autoconhecimento. Todos os valores são apresentados ao aluno de forma muito simples e serena na intenção de promover a compreensão da necessidade de alcance da postura marcial.  Desenvolve-se assim, a capacidade dos praticantes de realizarem suas próprias avaliações, sejam elas a respeito de si mesmos ou de outras pessoas, dentro ou fora do tatame. Cria-se, um ser humano confiante e capaz de discernir, tomar decisões próprias e conscientes.